top of page

IPJ completa 4 anos de fundação

Ano de produção: 2014

Tempo do vídeo: 6:03 min

Nome: Cinthia Queiroz

Função: Diretora Presidenta do IPJ

Cidade: Surubim/PE

 

 

Revista Geração Z: Como surgiu o IPJ?

Cinthia Queiroz: O Instituto de Protagonismo Juvenil como a gente chama carinhosamente de IPJ surgiu a partir de um grupo de jovens da Pastoral da Juventude da Igreja Católica em um momento em que a gente estava discutindo sobre Políticas Públicas de Juventude por volta do ano de 2008, 2009 e surgiu a necessidade de termos um espaço onde contemplasse a diversidade juvenil, onde pudéssemos trabalhar diversos temas, sem restrição. E ai começamos a parceria com outras entidades, governamentais e não governamentais, com outras entidades religiosas e, inclusive, com pessoas sem credo religioso. A partir daí a gente começou a se firmar e ai surgiu o IPJ, legalizando, enquanto instituição não governamental mais precisamente no dia 17 de maio de 2010.

 

RGZ: Qual o objetivo do IPJ?

Cinthia Queiroz: O IPJ além de promover discussões no âmbito da política, da espiritualidade, da cidadania e da cultura, tem como principal objetivo perceber o jovem enquanto protagonista em um todo ao seu redor.

 

RGZ: Quais são as atividades desenvolvidas pelo IPJ desde sua fundação?

Cinthia Queiroz: O IPJ trabalha com três dimensões: metodologia, pesquisa e assessoria. Com relação a assessoria nós trabalhamos em encontros, conferências , entre outros. Com relação as pesquisas, tanto fazemos pesquisas de campo como para publicação de material. E partir destas dimensões nós traçamos a metodologia que será utilizada em cada área direcionando de acordo com suas especificidades. Dentre as atividades nós temos cursos presenciais, cursos online e, inclusive, temos também a revista online que é a Revista Geração Z, que estamos celebrando no momento um ano de atividades que tem sido bem aceita por esta geração z, como chamamos, e que nos tem proporcionado uma grande interatividade com outros estados e, inclusive, com outros países. Temos também a publicação das nossas pesquisas e de todo material que a gente vem trabalhando desde o início e quem tem seu acesso gratuito pelo site do IPJ (www.jovensprotagonistas.wix.com/ipjorg).

 

RGZ: Quais são os projetos de futuro do IPJ?

Cinthia Queiroz: Hoje, nós temos uma estrutura de pessoas que abraçam a juventude como causa. Temos pessoas de diversos lugares que através da internet se mantém conectado para que a gente possa organizar os eventos, os cursos e todas as atividades. Ainda não temos uma estrutura física, mas temos parceria com algumas organizações, porém não temos um financiamento próprio e nem um ambiente físico onde possamos dizer “aqui é o nosso espaço”. Então, como projeto de futuro o IPJ pretende manter o que está dando certo e conseguir também uma sede. Nosso sonho é uma sede onde possamos ter um espaço para a juventude poder trabalhar, se encontrar, partilhar e somar conosco.

 

RGZ: Como se dá a organização institucional do IPJ?

Cinthia Queiroz: Na estrutura organizacional do IPJ nós temos o Conselho Diretor, o Conselho Fiscal e o Conselho Político; todos os conselhos são formados por jovens. Além desses conselhos nós temos também o “Amigo Protagonista”, que é ai onde você leitor entra. Esse amigo protagonista é exatamente aquela pessoa que, sendo jovem ou não, tem desejo de participar conosco das atividades e/ou contribuir conosco financeiramente e de acordo com sua disponibilidade de tempo, formação... enfim, de diversas formas. E ai fica o convite aberto para você que ainda não é um amigo protagonista, sinta-se a vontade e acolhido para fazer parte dessa família junto conosco.

 

RGZ: Deixe sua mensagem final aos nossos(as) leitores(as).

Cinthia Queiroz: A nós que estamos neste barco desde o início e a criação do IPJ só nos resta agradecer. Agradecer a cada pessoa que acreditou nesta proposta e que abraçou esta causa conosco, agradecer a todos os amigos protagonistas e a todas pessoas que se dispuseram a de qualquer forma a está conosco. Agradecer a todas as organizações que toparam a fazer esta parceria. E a todas as pessoas que estão participando desta semana ou que já passaram pelo Instituto e que por algum motivo precisaram sair. Parabéns ao Instituto de Protagonismo Juvenil. Parabéns a todas as pessoas que se dispõem a fazer parte dessa história conosco. Mais um ano de IPJ com a juventude protagonizando onde quer que ela esteja.

Please reload

bottom of page