Encontro de Formação da Juventude é realizado pelo IPJ em Surubim

Par velho, fazendo, ioga

Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ

Mon Nov 28 2016 03:00:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

Entre os dias 25 a 27 de novembro de 2016 o Instituto de Protagonismo Juvenil (IPJ) em parceria com a CESE, ETAPAS e a Secretaria Municipal da Juventude de Surubim, realiza o Encontro de Formação da Juventude com o tema “Pode o(a) jovem ser político?”. O Encontro aconteceu na Escola Ana Faustina na cidade de Surubim/PE e contou com a presença de cerca de 50 jovens de Surubim, Casinhas, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Recife e Jaboatão dos Guararapes.

 

Esta é uma atividade que estava inserida dentro da Semana Juventude Protagonista que é uma atividade comemorativa aos 6 anos de fundação do IPJ e de 3 anos de publicação da Revista Geração Z. Nesta sexta edição da Semana Juventude Protagonista as atividades se prolongaram até novembro, tendo em vista o apoio recebido da CESE e da grande adesão dos jovens surubinenses.

 

A referida Semana conseguiu realizar diversas atividades, entre elas: Feira de Profissões na Praça Dídimo Carneiro, Rodas de Conversas nas escolas estaduais de Surubim, V Seminário Perspectivas de Juventude, Oficinas, Encontro de Formação da Juventude e uma Intervenção Urbana.

Ao todo o Projeto conseguiu atingir uma média de 500 jovens, entre todas as ações desenvolvidas ao longo dos quase seis meses de atividades.

 

Os impactos percebidos com essas atividades podem ser percebidos nos depoimentos de alguns jovens que participaram do Encontro de Formação da Juventude:

 

Esse encontro foi melhor do que eu esperava. Conhecer pessoas novas, conhecer coisas novas... amei tudo. Ficamos sabendo da opinião de cada um. Bom que houve respeito ao próximo. Quero que tenha mais dias. Só tenho que parabenizar a vocês por ter feito esse encontro. Apesar de eu ser tímida eu amei conhecer todos vocês”. Ellen Amanda Alves Pereira, 15 anos, estudante do Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, Surubim/PE.

 

Foi melhor do que o esperado. Os debates e as ideias foram bem explicadas e sem nada abusivo, sem o desejo de doutrinar, só de conceder mais conhecimento”. Tiago da Silva Freitas, 19 anos, estudante do curso de Administração na Universidade Paulista, Santa Maria do Cambucá/PE.

 

Durante os três dias de Encontro os jovens discutiram diversos temas, conviveram entre eles e ainda foram corresponsáveis por todas as atividades. Desde a organização do espaço até o momento final, passando pela limpeza, alimentação, coordenação das atividades, etc. eram os próprios participantes que contribuíam. Dessa forma, o Encontro também fomentou o protagonismo juvenil e a participação cidadã.

 

O saldo positivo que fica após a conclusão destas atividades é que a juventude é um ser político que se posiciona diante os acontecimentos sociais e que tem papel fundamental na transformação social. Quando se dá oportunidade aos jovens de serem agentes transformadores, quando se acredita em seu potencial é possível ver o leque de possibilidades que estes sujeitos são capazes.

 

 

PARA VER AS FOTOS >> CLIQUE AQUI!