PROGRAMAS

O Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ possui quatro programas que se dividem e complementam nossas ações de forma estratégica. São eles:

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRAL PARA JOVENS

 

Este programa tem como foco direto o nosso público – as juventudes. Através desse trabalho e do contato com os jovens aprimoramos o estudo acerca do fenômeno juvenil, conhecemos e entendemos de perto o perfil das juventudes surubinense. O jovem sendo entendido em seus anseios, suas angústias, suas dúvidas, sua rebeldia, apaixonados por seus ideais e convicto, que pode fazer parte da construção de um novo tipo de sociedade.

 

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA EDUCADORES DE JOVENS

 

Acreditamos que os educadores são estrategicamente essenciais no processo formativo da juventude. Com eles buscamos descobrir e construir metodologias mais participativas que respeitem os jovens como os seres de direitos que são e ajudem a vencer as barreiras nas relações que existem na família, na escola e na comunidade.

 

PROGRAMA DE ARTICULAÇÃO EM REDES

 

Os outros programas tem uma ação mais voltada para formação. Entretanto, sabemos que o intercâmbio e a articulação entre as organizações diversas são um importante instrumento para construção de uma nova nação. Acreditamos que o protagonismo juvenil é uma alternativa saudável onde o jovem e o educador, cada um no seu espaço, pode mostrar sua ação, propor e fiscalizar políticas para a juventude e a sociedade, através do estabelecimento de relações em redes e parcerias com outras organizações ampliando, assim, sua atuação.

 

PROGRAMA DE GESTÃO E FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL

 

Todo esse trabalho com a juventude necessita ser amparado por um suporte. Esse programa visa o fortalecimento de nossas ações, a criação de uma referência para a realização do trabalho, a formação contínua da equipe de trabalho e a facilitação de reuniões e avaliações com as diversas instâncias que compõem o IPJ garantindo a democracia organizacional da entidade.