top of page

I Feira de Profissões em Surubim

Par velho, fazendo, ioga

Danielle de Abreu Fernandes da Silva

Mon Jun 06 2016 03:00:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

No sábado, dia 4 de junho de 2016, ocorreu a I Feira das Profissões no Município de Surubim, agreste setentrional Pernambucano, uma realização participativa da Prefeitura de Surubim através da Diretora de projetos do IPJ, Danielle Fernandes, o coordenador do Curso Pré-ENEM Passaporte, Weslley Gomes, e o coordenador do Polo UAB Surubim, Rubens Karman, com o apoio da Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, Secretaria da Juventude, Secretaria de Turismo e outros apoiadores.

 

Realizado na Praça Dídimo Carneiro no centro da cidade, através de stands organizados pelos alunos das instituições públicas de ensino superior do estado de Pernambuco presentes no Polo UAB Surubim, sendo elas a UFPE, IFPE, UPE e UFRPE, onde ocorreu uma divulgação dos cursos ofertados pelas mesmas aqui no município através de experimentos, jogos educacionais e explicação expositiva de modo a levar este conhecimento aos moradores da região, principal objetivo da Feira.

 

Dentre os variados e coloridos stands, estava presente o da Casa da Juventude e Curso Pré-ENEM Passaporte que vem atuando em parceria com o IPJ proporcionando um curso gratuito preparatório para vestibulares e ENEM no Centro Cultural Dr. José Nivaldo. A Casa da Juventude também divulgou vários cursos gratuitos como o de Computação, Técnicas Administrativas, Pintura e Dança.

 

A Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias também esteve presente através de um stand de divulgação dos cursos ofertados pela mesma, principalmente os presenciais de Informática para Internet e Administração, todos gratuitos, disponíveis no município.

 

Outra grande atração foi o stand do Instituto de Protagonismo Juvenil que exibiu livros e informativos sobre o trabalho realizado pela ONG atuante ativamente no Município, sempre protagonizando as juventudes. Na ocasião, foi divulgado também a Roda de Conversa Sem Vergonha, um bate papo informal com a participação dos jovens que ocorre mensalmente no Centro Cultural Dr. José Nivaldo para debater temas que diz respeito a juventude. Ainda, no stand do IPJ, tivemos a apresentação do "sanfoneiro mirim", uma criança da escola Lourenço Ramos que se apresentou tocando sanfona e que abrilhantou a feira com seu talento. Ainda, contamos com a participação de Paulo Ricardo, trabalhador da cultura em Surubim que discutiu um pouco sobre o universo da moda, do cinema e como o mesmo pode ser mais valorizado pela população local e encarado como uma verdadeira profissão.

 

A abertura ocorreu por volta das 9 horas com a presença do Prefeito Túlio Vieira, Secretária da Juventude Fátima Souza, o Presidente do IPJ Aniervson Santos, a representante da ETE Surubim Kyria, e outras autoridades locais.

 

Ainda na abertura contamos com um maravilhoso café da manhã, servido pela Escola Ermerlinda Lucena, na pessoa de seu diretor, José Antônio e com uma apresentação da banda marcial que abrilhantou as atividades da feira. 

 

Sem dúvidas, foi de grande enriquecimento cultural, social e tecno-científico para o município, atraindo a visibilidade dos estudantes locais e das regiões circunvizinhas para participar da diversidade de cursos gratuitos disponíveis nesta localidade, seja em questão cultural, desenvolvimento profissional, técnico ou ensino superior.

 

 

por Danielle de Abreu Fernandes da Silva

Diretora de Projetos do Instituto de Protagonismo Juvenil

bottom of page