top of page

IPJ participa do 2º Fórum Pró-Selo Unicef em Surubim

Par velho, fazendo, ioga

Danielle de Abreu Fernandes da Silva

Mon Jun 27 2016 03:00:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

Na quinta-feira, dia 16 de junho de 2016, o Município de Surubim, agreste setentrional Pernambucano, realizou o 2º Fórum Comunitário Pró-Selo Unicef no Centro Cultural Dr. José Nivaldo e o Instituto de Protagonismo Juvenil, dentre outras instituições sociais, marcou presença no evento.

 

Segundo a prefeitura, o fórum teve por objetivo avaliar as ações de políticas públicas e de participação social voltadas para as crianças e adolescentes do município entre os anos de 2013 e 2016, contando com a participação do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA), entidade esta que discute temas relacionados a crianças e adolescentes com o objetivo de apoiá-los no desenvolvimento de suas competências.

 

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. Esta iniciativa tem contribuído para que o país alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados a população de até 17 anos, também para que reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Em Surubim, a articuladora do Selo UNICEF é a Secretária da Juventude Fátima Souza, que promoveu o evento com o apoio da própria Secretaria da Juventude, aliado a outras Secretarias como Saúde e Educação que apresentaram dados e expectativa do alcance municipal para atingir as metas, as quais Surubim apresentou um bom desempenho estatístico aproximando-o da obtenção do Selo.

 

A abertura contou com um verdadeiro show cultural pela juventude do Município. Inicialmente, a Banda Marcial da Escola Municipal Lourenço Ramos se apresentou, seguida pelo grupo de dança Uiraçaba conduzido pelo Professor Adenilson Lopes, e também os alunos da Escola Municipal Ermelinda de Lucena Barbosa acompanhados pelo gestor José Antônio Oliveira de Arruda. Houveram diversas barracas das várias ações da Prefeitura Municipal qualificando o Município através dos critérios exigidos pela UNICEF para obtenção do Selo, além de várias imagens do trabalho conduzindo pelas entidades envolvidas, e mais apresentações após a formação da mesa.

 

O evento contou com a participação massiva e muito animada da juventude municipal, a própria população Surubinense e autoridades locais, além do Instituto de Protagonismo Juvenil. Espera-se que o Município continue no caminho do desenvolvimento, sempre protagonizando as juventudes.

 

 

por Danielle de Abreu Fernandes da Silva

Diretora de Projetos do Instituto de Protagonismo Juvenil

 

 

Fonte: http://www.surubim.pe.gov.br/portal/noticia.php?id=586 acesso dia 27 de junho de 2016 as 18:00hs.

bottom of page