top of page

IPJ recebe visita de pesquisador da UFRPE

Par velho, fazendo, ioga

Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ

Thu Nov 05 2015 02:00:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

No último domingo, 08/11, o Conselho Diretor do Instituto de Protagonismo Juvenil – IPJ recebeu, na casa de sua Presidenta, o pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o jovem José Aniervson S. Santos, para uma entrevista de sua pesquisa de Mestrado. A referida pesquisa pretende analisar os processos educativos do IPJ e estudar as formas em que os mesmos contribuem para a construção de identidades nas juventudes em Surubim.

 

O IPJ é uma ONG que completou, em 2015, cinco anos de fundação e vem ao longo desses anos desenvolvendo diversas atividades DE/COM/PARA as juventudes. É impossível contabilizar quantos jovens tiveram acesso às atividades do IPJ, mas é possível dizer, a partir de alguns depoimentos, que fez um diferencial na vida deles.

 

O encontro entre o pesquisador da UFRPE e o Conselho Diretor do IPJ trouxe a tona diversas lembranças e memórias dos jovens que já passaram pelo Instituto. Fez recordar projetos que se passaram e pessoas que ficaram. Ajudou a encher nossos corações de esperanças para enfrentar os desafios futuros que, certamente, aparecerão.

 

A pesquisa de Mestrado de Aniervson levantará, de forma sensível, essas percepções que vão além daquilo que está oficialmente escrito em nossos registros. Nossas atividades não se encerram quando um curso ou uma roda de conversa termina, por exemplo. Ela se estende para a vida. As provocações que suscitam nosso debate provocam também nossa forma de ver o mundo e de se posicionar diante dele.

 

Estamos muito felizes em saber que nossas atividades estão sendo alvo de pesquisa, pois certamente teremos como melhorar nossa atuação com os resultados da mesma. O IPJ não é uma organização fechada entre si ou já concluída. Estamos sempre em processo de construção, de aprendizagem, de mudança, de avaliação... e sabemos que esta pesquisa e outras que virão, serão instrumentos para nosso fortalecimento institucional.

 

Esperamos em breve poder publicar o resultado dessa pesquisa.

bottom of page