IPJ toma posse no Conselho da Juventude de Surubim

Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ

Thu Aug 22 2013 03:00:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

O II Seminário Perspectivas de Juventude realizado pelo Instituto de Protagonismo Juvenil – IPJ no último dia 15 de agosto além de discutir sobre Políticas Públicas de Juventude (PPJ), sobre a redução da maioridade penal e outros temas também foi espaço para dar posse aos membros do Conselho Municipal da Juventude de Surubim (CMJ) para o biênio 2013/2014.

 

O IPJ desde sua fundação vem discutindo a criação do CMJ em Surubim. A equipe oriunda da Pastoral da Juventude de Surubim vem desde 2009 se reunindo e discutindo formas e estratégias para a efetivação do Conselho no município. No final de 2009 a então vereadora Bana apresenta requerimento na câmara dos vereadores, qual fora aprovado por unanimidade pelos vereadores daquela gestão e requeria do executivo municipal a criação do projeto de lei que criasse o CMJ em âmbito municipal.

 

Desde então o IPJ, que fora fundado em 2010 pela mesma equipe que discutia essa efetivação de PPJs no município, se mobilizou para que o CMJ fosse uma realidade em Surubim. Em maio de 2011, com a realização do I Seminário Perspectivas de Juventude, o IPJ realiza uma mesa de debate que discutiu a efetivação do Conselho em Surubim. No início de setembro, Surubim realiza a I Conferência Municipal de Juventude, que fora coordenada pelo IPJ em resposta ao chamado do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Ao final de setembro, ainda em 2011, a câmara de vereadores aprova a lei que criava a Secretaria Municipal da Juventude, porém nenhuma ação referente a criação do CMJ era debatida em âmbito governamental.

 

Recentemente, em 05 de abril de 2013 o projeto de lei que cria o CMJ em Surubim é sancionado pelo prefeito Túlio Vieira. De lá para cá o IPJ mais uma vez vem mobilizando as juventudes de Surubim para participarem do processo eleitoral e posterior composição do CMJ.

 

A posse do CMJ se deu dentro das atividades do II Seminário realizado pelo IPJ o que foi para a equipe da Instituição uma grande alegria. A resposta às lutas travadas pelos militantes jovens desde 2009 foram respondidas e sacralizadas dentro de uma das atividades realizadas pelo IPJ que comemorava os 3 anos de fundação da organização.

 

Hoje o CMJ é uma realidade no município, pois foi uma luta travada há anos por lideranças juvenis, por pessoas que acreditaram e que amam a causa juvenil. O trabalho não acabou aqui, mas apenas inicia uma outra etapa, onde deverá ser empoderada a equipe conselheira, instrumentaliza-la e fazer com que os membros sejam de fato representantes da juventude surubinense. Esperamos que na primeira reunião do CMJ a equipe gestora seja escolhida de acordo com suas capacidades técnicas, amor a causa e entendimento do fenômeno juvenil. Que também sejam sensíveis, para ouvirem o clamor da juventude.

 

A juventude de Surubim pode contar com o IPJ como porta voz de suas necessidades dentro e fora do CMJ. Afinal, esse é o nosso papel social.

 

 

José Aniervson S. Santos - titular, representando o IPJ

 

Marcos do Canto Florentino - suplente, representando o IPJ

 

 

Surubim, 22 de agosto de 2013.

 

 

José Aniervson S. Santos
Especialista em Juventude - FAJE
Coordenador da Escola de Educadores de Jovens - IPJ
Coordenador de Voluntariado - IPJ

Associação de Promoção Humana e Protagonismo Juvenil

Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ

Surubim/PE

Email: ipj@juventudeprotagonista.org.br

Fone: (81) 9 9447-1496 (claro-whatsapp)

CNPJ: 12.350.352/0001-56

© 2010 - 2021

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now