top of page

Manifesto do IPJ contra o Golpe Parlamentar no Brasil

Par velho, fazendo, ioga

Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ

Wed Aug 31 2016 03:00:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

O INSTITUTO DE PROTAGONISMO JUVENIL – IPJ – é fruto de uma mobilização democrática das juventudes de Surubim/PE, em torno da construção de políticas públicas que pudessem ser direcionadas para a elevação das condições de vida dos jovens no município e região. O IPJ nasceu na divergência política, na disputa dos jovens por espaço socializador, no embate das ideias, no campo jurídico e social. Toda essa atmosfera fez o IPJ perceber que essa luta só foi possível ser travada – com sucesso – devido ao regime democrático instaurado no Brasil, desde o fim da ditadura militar e a aprovação da Constituição Federal de 1988.


Nós, que fazemos parte do IPJ, dizemos, veementemente, que NÃO RECONHECEMOS O NOVO GOVERNO QUE SE INSTAURA EM NOSSO PAÍS. Não o reconhecemos como legítimo, pois ele não representa o voto popular. Não representa o projeto escolhido nas eleições gerais de 2014, não representa a vontade do povo. O novo governo se inicia fadado ao fracasso. Se inicia carregando em si o peso de ter usurpado a vontade de mais de 54 milhões de votos que elegeram a presidenta Dilma Rousseff.


Desde sua fundação, o IPJ vem combatendo todo tipo de corrupção, de retrocesso, de caça aos direitos civis e sociais das pessoas, de exploração... É nosso dever e nosso papel, enquanto instituição, buscar e garantir os direitos das juventudes, ir de encontro a todo tipo de intenção que busque ceifar os direitos populares conquistados com tantas lutas. O IPJ é uma instituição que sempre lutou pela democracia, que toda sua história está pautada na construção de instrumentos legais para a efetivação dos direitos das juventudes, porquê acreditamos que o princípio básico para a vida social é o respeito às diferenças, que se materializa no exercício da democracia.


Continuaremos firmes e fortes na defesa dos direitos sociais e em favor da democracia. Continuaremos a lutar por uma sociedade longe de todo tipo de retrocesso, exclusão, corrupção e golpes. Reafirmamos nosso compromisso com a ética, com o processo democrático, com a conquista de direitos, com as pessoas.


Nosso grito não é em favor ou desfavor a um Partido Político e sim contra um sistema corrupto, que teima em tirar do jogo quem foi escolhido democraticamente para representar o povo. Nosso grito é pelo respeito ao voto, que é soberano. Nosso grito é em favor da democracia, que de tão jovem é pouco levada em consideração.

 

 

Surubim, 31 de agosto de 2016

 

 

Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ
 

bottom of page