Mensagem do Presidente do IPJ ao Dia Mundial da Juventude

Par velho, fazendo, ioga

Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ

Thu Mar 30 2017 03:00:00 GMT+0000 (Coordinated Universal Time)

Instituído pela ONU em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, o Dia Mundial da Juventude, celebrado a cada ano no dia 30 de março, nos aponta a importância de discutirmos a respeito de uma política pública que seja capaz de emancipar os sujeitos jovens.

 

No Brasil, muito embora tenhamos dado importantes passos na consolidação de marcos legais no que diz respeito uma política destinada às juventudes, especialmente com a promulgação do Estatuto da Juventude, em agosto de 2013, ainda precisamos avançar na compreensão do que vem a ser essa etapa da vida que fica entre a infância e a fase adulta, chamada de juventude.

 

Em Surubim, de forma mais especial, precisamos, ainda, conquistar espaços de protagonismo, proteção e direito à vida, segurança e participação político-social. A juventude precisa deixar de ser entendida como fase de preparação para a vida adulta, como o eterno “vir a ser” e ser percebida como o presente, como sujeito de direito, como construtora do agora e do futuro.

 

Nesse Dia Mundial da Juventude é importante voltarmos nossos olhares a essa população que em grande escala é a mola propulsora das mudanças, mas tem sido uma população preterida dos postos formais de trabalho, das políticas públicas universais, e dentre tantas outras coisas, do direito de permanecer viva.

 

Que este dia nos aponte caminhos para garantir às juventudes o acesso universal aos seus direitos.

 

Dia Mundial da Juventude, Surubim, 30 de março de 2017.

 

 

José Aniervson Souza dos Santos

Diretor Presidente do Instituto de Protagonismo Juvenil - IPJ