Diretrizes para Autores

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Revista Geração Z admite artigos originais de contribuição científico-social com foco em Juventude e áreas afins, em português, inglês e espanhol, tendo como principal objetivo primar pela qualidade dos trabalhos publicados, contribuindo para a disseminação do conhecimento nas áreas cultural, de participação político-social, cidadania, ativismo, tecnologia, religiosidades, entre outros, a fim de se tornar referência para o desenvolvimento da pesquisa na área de Juventude.

 

Os trabalhos publicados na Revista Geração Z são de inteira responsabilidade de seus autores, cientes de que são artigos originais e inéditos, ficando implícito que o mesmo não tenha sido e não seja submetido para publicação em nenhum outro veículo de divulgação. À Revista é permitida a reprodução dos seus artigos.

 

Fica explícita a concordância dos autores às normas da Revista, bem como, no desenvolvimento do trabalho, a observância dos aspectos éticos e o respeito à legislação vigente do “copyright”.

 

Manuscritos submetidos serão analisados em primeira instância pelo Editor e se não estiverem em acordo com as normas, serão devolvidos aos autores para ajustes. Após o retorno, e se o trabalho estiver nas normas, será encaminhado para a Comissão Editorial para pareceres técnicos dos mesmos. Havendo aprovação pela Comissão Editorial, será procedido com a publicação do artigo na edição seguinte da revista.

 

Ao(s) autor(es) caberá a tarefa de implementar sugestões/correções ou justificar o que não foi implementado. Caberá ao Conselho Editorial a análise técnica do artigo e ao Editor a decisão final sobre a publicação ou não do artigo.

 

Nota: Cada edição da revista será temática devendo os interessados em publicação enviar artigos que estejam dentro da temática central da próxima edição. A temática da edição seguinte será divulgada no ato de cada publicação pelo site: https://jovensprotagonistas.wixsite.com/geracaoz. Artigos que forem aprovados para publicação, mas não estiverem de acordo com a temática da próxima publicação da revista, deverá esperar até que se lance a temática subsequente.

 

 

 

SUBMISSÃO

 

Os interessados em publicar na Revista Geração Z deverão enviar seus trabalhos ao email: geracaoz@juventudeprotagonista.org.br e deverão colocar no assunto do contato: “Artigo para Submissão”.

 

A submissão de artigos a Revista Geração Z será gratuita.

 

Nota: Não serão aceitos trabalhos de revisão ou nota técnica.

 

 

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA

 

Formatação: fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 (exceto para citações longa com recuo e para notas de rodapé que devem ter fonte tamanho 10), editor de texto Microsoft Word, folha em formato A4, orientação retrato, espaçamento 1,5 (exceto para citações longa com recuo e para notas de rodapé que devem ser de espaçamento simples), com margem superior de 3,0 cm, inferior de 3,0 cm, esquerda de 2,0 cm, direita de 2,0 cm. Todos os itens de título de capítulo (introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões e referências) devem estar em negrito à esquerda, não numerados e em caixa alta. Quando houver subitens, deverá ser obedecida a seguinte ordem: o segundo subitem deverá ser em negrito, em caixa baixa, somente a primeira inicial maiúscula; o terceiro subitem igual ao segundo, sem negrito. Não é permitido o uso de anexos.

 

Citações: devem seguir o sistema de nome e ano (autor data); as citações que estiverem em texto corrente devem estar em caixa baixa; aquelas entre parênteses, devem estar em caixa alta. Quando houver três ou mais autores, a citação será feita utilizando-se “et al.” (todos os autores deverão ser citados nas referências). Ex.: Oliveira (1991); Silva e Machado (1989); Santos et al. (1987); (LIMA, 1990); (SILVA; MACHADO, 1989); (LIMA et al., 1990). Quando houver mais de uma referência do mesmo autor em um mesmo ano, essas deverão ser distinguidas por letra minúscula após a data. Ex.: Coelho (1988a); Coelho (1988b).

 

Tabelas e figuras: deverão ser incluídas ao longo do texto, com títulos em caixa baixa, exceto a letra inicial. As figuras (gráficos e fotografias) podem ser em preto e branco ou a cores, sem sombreamento e sem contorno. As dimensões (largura e altura) não podem ser maiores que 15 cm, sempre com orientação da página na forma retrato e legendas, quando houver, na fonte Times New Roman ou Arial, não-negrito e não-itálico. As tabelas devem ser produzidas em editor de texto (Word) e não podem ser inseridas no texto como figuras. A soma do número de figuras e tabelas não deve ultrapassar 8.

 

Nomes científicos: quando citados pela primeira vez no texto, sejam escritos na íntegra: gênero, espécie e autor(es).

Siglas e abreviaturas: ao aparecerem pela primeira vez no artigo, sejam colocadas entre parênteses e precedidas do nome por extenso.

 

Número de páginas: até 6 páginas em espaço 1,5.

 

Título: centralizado, em negrito, em caixa alta, em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 14, não ultrapassando 20 palavras.

 

Autor(es): logo abaixo do título, centralizado(s), somente a primeira inicial maiúscula. Abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), separado(s) por apenas um espaço, em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 10, devem vir as seguintes informações: formação acadêmica, titulação máxima, instituição a que pertence(m) e endereço eletrônico. 

Resumo e abstract: tenham somente as suas iniciais maiúsculas, estejam centralizados e em negrito, e os seus textos redigidos num único parágrafo, não excedendo 200 palavras. No final do resumo e do abstract devem ser incluídas até cinco palavras-chave e keywords respectivamente, diferentes das contidas no título. No início do abstract deve constar o título do artigo em itálico.

 

Nota: Todos os artigos devem apresentar resumo em dois idiomas, sendo um no idioma do texto e o outro em Português. O(s) autor(es) que apresentam artigo em Português poderão optar pelo segundo resumo em Inglês ou Espanhol, obedecendo as regras regais no subitem acima.

 

Introdução: deve apresentar a relevância do estudo, o estado atual do conhecimento sobre o assunto, a hipótese e os objetivos do trabalho.

 

Revisão bibliográfica: (pode estar contida na introdução).

 

Resultados e discussão: (apresentados separadamente ou combinados).

 

Conclusões.

 

Referências: devem estar em ordem alfabética, seguindo as normas da ABNT, assim como outros aspectos não contemplados nesta normativa, conforme exemplos abaixo:

 

a) Livro:

 

CARVALHO, P. E. R. Espécies arbóreas brasileiras. Brasília: Embrapa Informações Tecnológicas; Colombo: Embrapa Florestas, 2010. v. 4. 644 p.

 

b) Capítulo de livro:

 

NUNES, J. R. S. Índices de perigo de incêndios florestais: a experiência paranaense. In: SOARES, R. V.; BATISTA, A. C.; NUNES, J. R. S. Incêndios florestais no Brasil: o estado da arte. Curitiba, 2009. p. 53 - 108.

 

c) Tese, dissertação e monografia:

 

BELINI, U. L. Caracterização e alterações na estrutura anatômica da madeira de Eucalyptus grandis em três condições de desfibramento e efeito nas propriedades tecnológicas de painéis MDF. 90 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Produtos Florestais) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba, 2007.

 

d) Artigo de periódico:

 

CUSACK, D.; MONTAGNINI, F. The role of native species in plantations in recovery of understory woody diversity in degradeded pasturelands of Costa Rica. Forest Ecology and Management, Amsterdam, v. 188, p. 1 - 15, 2004.

 

e) Trabalho em evento científico:

 

MAZUCHOWSKI, J. Z.; MACCARI JUNIOR, A.; SILVA, E. T. da. Influência de diferentes condições de radiação solar sobre o crescimento morfológico da erva-mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.). In: CONGRESSO SUL-AMERICANO DA ERVA-MATE, 3., 2003, Chapecó. Anais do.... Chapecó: EPAGRI, 2003. 1 CD-ROM.

 

GALDINO, A. P. P.; BRITO, J. O.; GARCIA, R. F.; SCOLFORO, J. R. Estudo sobre o rendimento e a qualidade do óleo essencial de candeia (Eremanthus sp.) e a influência das diferentes origens da sua madeira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ÓLEOS ESSENCIAIS: DIAGNÓSTICOS E PERSPECTIVAS, 2., 2003, Campinas. Anais do... Campinas, 2003. p. 31.

 

f) Internet:

 

BANU, N. A.; SINGH, B.; COPELAND, L. Influence of copper on soil microbial biomass and biodiversity in some NSW soils. Disponível em: <http://www.regional.org.au/au/asssi/>. Acesso em: 04/01/2009.

 

g) Legislação:

 

BRASIL. Lei n. 4.771, de 15 de setembro de 1965. Institui o novo Código Florestal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 set. 1965. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4771.htm>. Acesso em: 07/03/2012.

 

 

ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA SUBMISSÃO

 

Como parte do processo de submissão, o(s) autor(es) são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

  • Os artigos submetidos à Revista Geração Z não devem exceder a 6 páginas em espaçamento 1,5.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar no envio do mesmo para submissão.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, (desde que não ultrapasse os 10MB)

  • Todos os endereços de URLs no texto (Ex.: www.juventudeprotagonista.org.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • O texto está em espaço 1,5 (exceto citações longa com recuo, notas de rodapé, resumo e abstract); usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

  • Contém um resumo escrito em dois idiomas diferentes, sendo obrigatoriamente um em Português.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Normas.

 

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

 

Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista Geração Z são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 

​​Ligue-nos:

(81) 9 9447-1496

​Encontre-nos: 

Rua Manoel A. de Almeida, sn, Centro, Surubim - PE. CEP: 55750-000 - Brasil

© Revista Geração Z - 2013 - 2021 - Todos os direitos reservados. ISSN 2317-9899

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now