#SomosTod@sGeraçãoZ
Ano de produção: 2014
Tempo do Vídeo: 10:33 min
Nome: José Aniervson S. Santos
Função: Editor da Revista Geração Z
Cidade: Surubim/PE
Revista Geração Z: Como surgiu a Revista Geração Z?
Aniervson Santos: A proposta inicial era organizar temáticas, textos, discussões que ao longo dos cursos que iríamos oferecendo na Escola de Educadores de Jovens do IPJ que na sua grande maioria eram cursos online. Então surgiu a ideia de aglutinar e organizar esse material que era produzido pelos cursistas e que tivesse um caráter talvez mais científico/técnico e chegassem a mais pessoas porque essas produções estavam ficando unicamente com o tutor do curso ou dentro da plataforma do IPJ e porque não expandir estas construções e dar visibilidade a isto que estava se construindo?
E enfim chegamos a conclusão de que precisaria ser uma revista online, primeiramente porque o projeto inicial não visava nenhum retorno financeiro e nós não tínhamos nenhum financiamento para fazer uma revista impressa. E depois porque nós queríamos falar da juventude da forma mais atual possível. Então organizamos e estruturamos a revista para ter um caráter virtual.
RGZ: Como surgiu a equipe da Revista Geração Z?
Aniervson: Quando pensamos pensar na equipe, o IPJ identificou que era preciso pessoas ligadas ao pensamento científico, a academia, que estivessem ligadas a construção do conhecimento, a pesquisa, mas principalmente pessoas que estivessem engajadas a causa da juventude. E assim também outras organizações começaram a fazer parte e a se interessar pelo projeto.
RGZ: Como é formada a equipe?
Aniervson: Nós criamos duas equipes que chamamos um de Conselho Editorial, que seria responsável pelas normas de publicação e pela análise dos artigos científicos e o outro de Equipe de Colaboradores que além de participar das decisões enquanto das publicações, está mais conectada e ligada às comunidades, na produção de material coletivo, etc.
RGZ: Qual o Objetivo da Revista Geração Z?
Aniervson: O objetivo da revista é fazer uma discussão técnico-científica e levantar discussões a partir das comunidades. Em outras palavras, é conectar a comunidade a academia e a academia a comunidade, de forma simultânea e numa dialógica em que essa conversa não se perca.
RGZ: E como surgiu o nome “geração z”?
Aniervson: O nome “geração z” apareceu de forma bem interessante. Em conversa com as pessoas que iriam compor a equipe da revista, começamos a pensar alguns nomes e já que seria uma revista virtual e que trataria sobre juventude então porque não falar dessa juventude do século XXI, dessa juventude conectada, que está na mídia e nas redes sociais e que tem a tecnologia de forma muito próxima. Então foi surgindo alguns nomes e em meio a algumas conversas e pesquisas foram surgindo alguns termos em relação às gerações X ou da geração Y então começamos a pensar numa geração ciborgue. E alguém nesta conversa comenta que a geração z parece ser uma geração mais atual, que nasceu nos anos 90 na época da criação da internet. Então, após essas discussões, fizemos uma espécie de votação interna e acabamos fechando com o nome Geração Z.
RGZ: Como é possível fazer parte da Revista Geração Z?
Aniervson: Para fazer parte da equipe da Geração Z é muito simples. Em nosso site (www.revistageracaoz.com) logo na página inicial você vai encontrar “junte-se a nós” onde terá as informações de como fazer parte da revista. Não existe restrição de idade, de localidade ou de conhecimento acadêmico para fazer parte da equipe de colaboradores, basta ter interesse e disponibilidade e fazer seu cadastro no site. Então você também pode fazer parte da Revista Geração Z.
RGZ: Quais os projetos de futuro da Revista Geração Z?
Aniervson: Os nossos projetos de futuro são os mais ambiciosos possíveis. Nós queremos ampliar ainda mais a revista. Nós já temos um acesso muito significativo em diversos países. Cada vez mais recebemos email, inclusive de pessoas querendo a revista impressa. Então, levando em consideração algumas nuances, os nossos projetos para 2014 é ampliar ainda mais o acesso, a equipe e o território de abrangência da revista.
RGZ: Deixe sua mensagem final aos leitores e leitoras da Revista Geração Z.
Aniervson: Nós estamos completando um ano agora em maio, fizemos a nossa primeira publicação em maio de 2013 e é uma alegria para nós que fazemos parte da equipe da Geração Z está partilhando esse momento com todos e com todas. A todos nós os nossos parabéns. Muito obrigado.